sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tempo bom...

(atenção: o post a seguir pode conter conteúdo irônico)

Sabe, às vezes eu acho até chato a gente criticar tanto o clima da Holanda... Agora, por exemplo, não são nem 16:30h e já tem um lindo pôr-do-sol no horizonte! Pena que não dá pra ver por causa de todas as nuvens, mas não é em qualquer lugar que isso acontece!

Mas, se a gente reclama tanto do tempo (e "os Holanda" principalmente, é o esporte favorito deles), é porque a gente não mora na Mongólia. 

Lá, sim, o tempo é bom...


Afemaria.

.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um "sonho" de inverno

Caaaaaaalma... antes que você fique se perguntando "Nossa, tá louco? O inverno de lá deve ser horrível e ele aí falando que é um sonho?", saiba que eu não estou falando do inverno em si... :)

É que com a chegada da "coleção outono/inverno", começou também a temporada das comidas de inverno, mais quentes e pesadas. Cervejas, sopas, doces, tudo fica mais gordo e apetitoso. E eu também, hehehe.

Meus favoritos da coleção outono/inverno da culinária holandesa são a sopa de ervilha (erwtensoep) entre os salgados e, entre os doces... oliebollen!

repare que o cafezinho é com ZERO CAL, óbvio!!!

Pra se ter uma idéia do que se trata, olie = óleo e bollen = bolinhos. Sente o drama...


O oliebol (a pronúncia é algo do tipo "olibôl" mesmo) parece um bolinho de chuva gigante, meio parecido com sonho de padaria só que sem o recheio, servido com uma boa dose de açúcar de confeiteiro em cima. E hoje, como estava chovendo, eu passei no trailer que vende oliebol na estação de trem e comprei uns pra gente abrir a temporada. :D

Se liga na felicidade do rapaz fazendo gordice, tomando um cafezinho Pilão. Êita nóis!

E falando em abrir a temporada, a previsão pra amanhã já é de neve, pelo menos até terça-feira. Acho que vou dar uma reforçada no estoque de comida pra hibernar melhor, hehehe...

.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O peito do pé do Pedro é preto. E eu com isso?

Rá! Aposto que você tentou repetir o título do post ;)

Acabei de voltar do mercado (comprar umas gordices pra suportar melhor o inverno que tá chegando), e vi que inauguraram a iluminação de Natal aqui na cidade.

Pena que, pra ajudar, São Pedro mandou uma névoa braba, que não deixa ver 50 metros diante do nariz (eu ia dizer "um palmo", mas ia ficar meio exagerado). Obviamente eu não tava com a minha câmera, mas vou tentar tirar umas fotinhos e colocar por aqui :)

São Pedro deve estar com inveja de São Nicolau, mais conhecido por aqui por Sinterklaas (conheça a história na Wikipedia, completa em inglês e mais curtinha em português). Resumidamente, o veínho concorrente (até mais popular) do papai Noel chegou esse fim de semana no seu barco a vapor vindo da Espanha (!), e fica aqui até dia 5 de dezembro, quando as crianças ganham os presentes de fim de ano. Se forem bons meninos, é claro.

Nessa época, a molecada fica alucinada com as histórias dele e do ajudante, o Zwarte Piet (alguma coisa na linha de "Pedrinho Preto"). Por mais politicamente incorreto que pareça, o ajudante preto sempre faz alguma trapalhada que põe em risco a entrega dos presentes. Tem até um telejornal diário fake sobre a temporada do Sinterklaas que as mães assistem com as crianças!

Se bem que, pensando bem, São Pedro tem até um canal dedicado às suas notícias, né? (o canal da previsão do tempo, hehehe)... Canal que, por sinal, é bem popular aqui na Chuvolanda. Pra se ter uma idéia, desde que a gente chegou de volta (5 dias) a temperatura variou uns 10 graus, teve chuva, vento, tempestade, névoa e até umas horinhas de sol. E vem neve por aí em breve... :(

Bom, agora vou tratar de preencher os formulários de imigração da minha "mulé", porque ela tem que renovar o visto até mês que vem. Se perder o prazo, é capaz dela aproveitar a deixa e me largar aqui congelando!

.

Fotos!

Oi!

E como meu "marido" prometeu, aí vão algumas fotos de alguns dos momentos legais das nossas férias/casamento :)

O velhinho tá firme e forte!

Reencontrando os amigos - aniversário do Erik

Casamento Sabrina e Rodrigo

sábado, 13 de novembro de 2010

MA ÔEEEEE!

E aí pessoal, belezinha?

2 meses depois do último post, e para manter a tradição vou começar o post com uma tentativa furada de justificativa, na maior cara-de-pau. Bom, lá vai:

A Di foi pro Brasil dia 16 de Setembro, quase um mês depois eu me juntei a ela e só voltamos quarta-feira passada, então o blog, que se chama É nóis na Holanda, não pôde ser atualizado pois não estávamos todos nós na Holanda.

Não colou, né?

Bom, mal aí. Foi um período muito legal (e corrido) nas nossas vidas e, pra ser sincero, a última coisa com que eu me preocuparia é com este bloguezinho mequetrefe que vocês adoram. ;)

Isto posto, passemos às atualizações. Na época que o último post foi escrito...

- Ainda dava pra sair só de camiseta na rua aqui em Den Haag (e calça, claro...)
- Negão e Zeca estavam limpos e de pelo curto
- Tiririca ainda era só uma piada de mau gosto, e não uma vergonha concretizada
- Todas as plantas de casa ainda viviam (depois de quase um mês sem a patroa, descobri que tenho uma mão "ótima" pra matar planta, seja de sede, encharcada ou de praga... várias modalidades)
- Ré e Pri terminavam sua megaviagem pelo Velho Continente
- Greta (nossa filha morena, labrador) só estava no cio, preocupando os pais
- Eu ainda era o único brasileiro do meu departamento
- Não conhecíamos Praia do Forte, Mangue Seco (lembra da Tieta?) e a Costa do Sauípe
- Estávamos brancos que nem o Penadinho, mas não tanto quanto os "holanda"
- Dona Di ainda tinha o cabelo comprido
- Marina e Ronnie estavam indo pro Japão em férias
- Eu tinha 4 quilos a menos no pânceps
- 2 amigos meus ainda estavam "grávidos"
- Os mineiros do Chile ainda estavam perdidos no meio do caminho pro inferno

E, mais importante...
- Eu e a patroa ainda não éramos casados! AAAHHH MULEEEEQUE!

Pois é, agora a aliança trocou de mão, e o "sim" pro padre já foi dito. Quem esteve presente viu o quanto ficamos felizes (de novo, obrigado pela presença!) e curtimos esse momento, e quem não esteve... PERDEU, PREIBÓI! HA HA HAAA!

Enfim, agora voltamos pra terra da Beatrix e já estamos curtindo os lindos dias desse outono quentinho, iluminado e sem vento da Holanda. Errr... quer dizer... fora o outono o resto da frase é mentira, tá? ;)

Começamos nosso segundo ano aqui na Chuvolanda (ou, no caso do outono, Ventolanda ou Tempestadolanda). O primeiro ano, como diria o Rei, foi cheio de emoções, bicho, boas e ruins. Aprendemos muito, superamos muitos obstáculos, crescemos bastante e aproveitamos o quanto foi possível. E o segundo começa de energias renovadas pra encarar os próximos capítulos dessa novela.

Depois a minha "mulé" (hehehe, quem mandou casar?) coloca umas fotos aqui nessa bagaça.

FELIZ ANO NOVO, GALERA! ÊÊÊÊ, LASQUÊRA! :)

.