É que com a chegada da "coleção outono/inverno", começou também a temporada das comidas de inverno, mais quentes e pesadas. Cervejas, sopas, doces, tudo fica mais gordo e apetitoso. E eu também, hehehe.
Meus favoritos da coleção outono/inverno da culinária holandesa são a sopa de ervilha (erwtensoep) entre os salgados e, entre os doces... oliebollen!
repare que o cafezinho é com ZERO CAL, óbvio!!!
Pra se ter uma idéia do que se trata, olie = óleo e bollen = bolinhos. Sente o drama...
O oliebol (a pronúncia é algo do tipo "olibôl" mesmo) parece um bolinho de chuva gigante, meio parecido com sonho de padaria só que sem o recheio, servido com uma boa dose de açúcar de confeiteiro em cima. E hoje, como estava chovendo, eu passei no trailer que vende oliebol na estação de trem e comprei uns pra gente abrir a temporada. :D
Se liga na felicidade do rapaz fazendo gordice, tomando um cafezinho Pilão. Êita nóis!
E falando em abrir a temporada, a previsão pra amanhã já é de neve, pelo menos até terça-feira. Acho que vou dar uma reforçada no estoque de comida pra hibernar melhor, hehehe...
.
Fabricio,
ResponderExcluirmeu pai gostou tanto desses bolinhos que comia 2 por dia, detalhe ele tem diabetes! Era cara de pau e me falava que ele comia 2, mas pedia sem o acúcar em cima, ahhh váaaa! E vc, comendo os bolinhos com café e adoçante, hahaha! Ue, o café já tá liberado?
Bjs,
Má
Ah, o café liberou quando eu fui pro Brasil! Imagina que eu ia ficar sem cafezinho por lá?!?!
ResponderExcluirE fala sério, pedir isso sem o açúcar em cima? É ruim, hein? ;)
As celulas adiposas soltam rojoes de felicidade com esses bolinhos, fala serio ! Pra mim so prestam com rozijnen (uva passa).
ResponderExcluirOi Anita, obrigado pela mensagem! Em casa não somos muito fãs de uvas-passas, então a gente varia mesmo entre o puro com muito açúcar e o puro com não muito açúcar, hahaha! :)
ResponderExcluir