quarta-feira, 24 de março de 2010

Post de gordo!

O post anterior contém uma inverdade; o passeio de bicicleta na verdade foi um pretexto para conhecer um lugar que a professora de holandês recomendou (pelo menos pra isso ela serve, hehehe).


bem no centro de Haia, na estréia da primavera...

No parque Malieveld (da foto), do lado da estação central de trem de Haia, tem um café que desde a época da Segunda Guerra serve coisinhas gordas como panquecas, sandubas e... poffertjes!!!

Que diacho é esse tal de pófertche?

Esses maledetos são metade mini-panquequinhas, metade pãozinho. Não dá pra explicar melhor, só vindo aqui pra experimentar mesmo :)

Ah, e eles são servidos com chantilly, morangos, açúcar de confeiteiro, mel, sorvete, enfim, tudo o que existe de mais gordo na face da Terra. Precisa falar que é MUITO bom? E a louca da professora falou que era "ok"... tá doida!

Claro que a gente ficou alucinado com a novidade, e saiu pesquisando como fazer, onde comprar mais, etc etc etc. Achamos uma receita pra fazer em casa, e uma foto da panela de fritar o bagulho! QUERO UMAAAAA!

...

Ingredientes:

1 colher de chá rasa de fermento
1 colher de sopa de leite (pra dissolver o fermento)
100 g de farinha "buckwheat" (trigo sarraceno)
100 g de farinha de trigo "normal"
2 ovos
1 colher de chá de açúcar
1/2 conlher de chá de sal
250 ml de leite morno
1 colher de sopa de manteiga
Morangos, chantilly e açúcar de confeiteiro para servir

Preparação:
Em uma tigela pequena, dissolver o fermento no leite. Em uma outra tigela, misture a farinha, ovos, fermento, açúcar, sal e metade do leite. Misture suavemente. Adicione a outra metade do leite e bata de novo.

Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por uma hora.

Derreta a manteiga em uma frigideira.

Quando a manteiga esquentar, acrescente a massa em porções pequenas usando uma colher de chá, com movimentos circulares para dar o formato.

Vire os poffertjes logo que o fundo estiver sólido.

Decore e sirva com morangos, chantilly e / ou açúcar de confeiteiro.


...

E hoje, voltando da academia (que ironia...), a gente passou no mercado pra comprar uma saladinha e... tchan-tchan-tchan-tchaaaaaaaaaan!!! VENDE POFFERTJE SEMI-PRONTO NO MERCADO! PRONTO, F*DEU DE VEZ!


é da marca do mercado...

Claaaaaro que de sobremesa já teve poffertje, e tudo o que ralou na academia hoje foi pra cucuia, sente o drama:


como diz o Felipe, de Rio Preto, "é muita gordice!" :)

É, temos que admitir que o do mercado não chega nem aos pés do "original" (ainda bem, hahaha, senão já era). Mas dá pra matar uma lombriga!

Por enquanto o poffertje do parque tá no topo da lista das sobremesas da Holanda (iogurte não conta porque senão é covardia). Vamos tentar fazer em casa pra ver o que rola, e contamos aqui de novo!

Ah, nesse fim de semana muda o horário daqui, então vamos ficar a 5 horas do Brasil... vai ser duro assistir a novela...

Beijo!

Um comentário: